“4 Autores à Procura de Voz” é um projecto de escrita para teatro que integra a programação do Teatro da Rainha para o quadriénio de 2023/2026. Foi proposto a quatro autores que pensassem e exercitassem a escrita teatral a partir de práticas não estritamente individualizadas, em relação com um tema previamente acordado entre todos e posteriormente desenvolvido segundo processos distintos. Em Novembro, Diga 33 – Poesia no Teatro acolherá a apresentação ao público deste laboratório de escrita com uma breve mostra de fragmentos entretanto produzidos e uma conversa com os quatro autores envolvidos. São eles:
Cecília Ferreira. Licenciada em Teatro/Interpretação pela ESMAE e em Línguas e Literaturas Modernas pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, onde obteve o Mestrado em Línguas e Literaturas Românicas Modernas e Contemporâneas, com uma tese sobre a poesia de Gastão Cruz, é professora de Teatro no Colégio Nossa Senhora do Rosário. Tem vários trabalhos de adaptação dramatúrgica realizados, com destaque para o da peça “Rei Lear”, de William Shakespeare. Foi co-fundadora e elemento da direcção da Artâmega – Academia das Artes de Marco de Canaveses. Escreve teatro. Entre as peças escritas destaque para “A acompanhante”, peça que obteve o prémio de teatro da SPA, e “Planeta Vinil”, encenada por Fernando Mora Ramos em 2021.
Elisabete Marques. Doutorou-se pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, com dissertação sobre Maurice Blanchot e Samuel Beckett. Publicou os livros de poesia “Cisco” (2014) e “Animais de Sangue Frio” (2017) e “Estranhos em Casa” (2022). Co-editora do livro “Estética e Política entre as artes” (2017), integrou as equipas das revistas Textos e Pretextos e Esc:ala. É investigadora no Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa (Faculdade de Letras da Universidade do Porto), onde desenvolve um projecto que incide sobre as relações entre Literatura e Cinema. É a primeira vez que escreve para teatro.
Henrique Manuel Bento Fialho. Licenciado em Filosofia, tem mais de duas dezenas de livros publicados nas áreas da poesia, ensaio, ficção e teatro. Em 2022, a peça “Na cama com Ofélia” foi levada à cena pelo Teatro da Rainha. Já este ano, assinou a peça “S.N.S.” que integrou o díptico “Os Míseros”, juntamente com textos de Gil Vicente seleccionados pelo encenador Fernando Mora Ramos. Tem vasta obra poética, ensaística e ficcional espalhada por revistas, antologias, publicações colectivas editadas em Portugal, Espanha, Itália, França, Brasil e Marrocos. Organiza para o teatro da Rainha, desde 2018, Diga 33 – Poesia no Teatro, programa de encontros dedicados à poesia contemporânea e afins.
Manuel Portela. Doutorado em Cultura Inglesa pela Universidade de Coimbra (2001), Manuel Portela tem vasta actividade académica. Professor do Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, dirige o Programa de Doutoramento FCT em Materialidades da Literatura. É investigador do Centro de Literatura Portuguesa na mesma universidade. Foi Director do Teatro Académico de Gil Vicente, em Coimbra, entre 2005 e 2008. Autor de livros de poesia sonora e visual, de poemas animados por computador e ainda de diversos poemas satíricos, organizou a exposição internacional de poesia visual e concreta Wor(l)d Poem (1993). Traduziu para português, entre outros, livros de William Blake e Laurence Sterne.
Entradas condicionadas aos lugares disponíveis. Reserva de lugar obrigatória.
Valor da entrada | 3,00€
Informações e reservas: 262 823 302 | 966 186 871 | geral@teatrodarainha.pt
- DATA21 de Novembro de 2023
- HORÁRIO21h30
- INFORMAÇÕES E RESERVAS966 186 871 | geral@teatrodarainha.pt
- MORADASala Estúdio do Teatro da Rainha | Rua Vitorino Fróis - junto à Biblioteca Municipal - Largo da Universidade | Edifício 2 | 2504-911 Caldas da Rainha