O Teatro da Rainha realizará, a partir de Outubro, três oficinas de formação artística e teatral dedicadas a idades cujos processos de aprendizagem pressupõem pedagogias precisas. A Oficina Lúdica, dedicada à infância, com crianças dos 7 aos 13 anos; a Oficina de Iniciação terá em vista adolescentes, com idades compreendidas entre os 14 e os 17 anos; por fim, a Oficina de Treino, será dedicada ao público adulto. Cada uma destas oficinas terá objectivos diferenciados, com programas e práticas de criação artística e teatral correspondentes às faixas etárias dos participantes. Para formalizar a inscrição deve ser preenchida a respectiva ficha e feito o pagamento (podem ser feitos presencialmente na Sala-Estúdio ou enviados por e-mail para formacao@teatrodarainha.pt). Existe também a possibilidade de subscrever um seguro que cubra qualquer acidente resultante das actividades com um valor de 2€ mensais ou 18€ anuais.

Actualmente decorre a semana aberta da Oficina de Iniciação!

Para quem se inscrever nas nossas oficinas, informamos que o valor de subscrição do Passe da Rainha será reduzido.

OFICINA LÚDICA DE PRÁTICAS DE IMAGINAÇÃO E ARTES
7-13 anos

Dirigida à infância, esta oficina tem como finalidade a experimentação de fazeres artísticos com base em práticas lúdicas que proporcionem a descoberta da natureza das escritas artísticas. Importa que os participantes tomem consciência da diferença entre imaginação e imitação, favorecendo capacidades inventivas que tornem possível o desenvolvimento da criatividade a partir do potencial existente em cada um na relação com o mundo que o rodeia. Entre as diversas práticas previstas, promoveremos os jogos de concentração, de atenção, de escuta e de criação colectiva, no respeito pelo outro com quem se contracena.

Máximo de 16 crianças, com subdivisões etárias.
Oficina orientada pelas actrizes Beatriz Antunes e Mafalda Taveira, com supervisão de Inês Barros.
Sábados, das 11h às 13h, nas instalações do Teatro da Rainha.

Turma Fechada

OFICINA DE INICIAÇÃO AO TEATRO PARA ADOLESCENTES
14-17 anos

Dirigida a adolescentes, esta oficina visa potenciar o conhecimento da representação na relação com o espaço, com o outro actor e com o espectador, usando, de modo articulado e significante, o instrumento corpo/voz. Pretende-se que cada formando realize um (per)curso de ser actor pela prática da contracena, adquirindo técnicas sensoriais e de concentração, de escuta e de criação em colectivo. A aquisição de capacidades gestuais e verbais através da contracena contemplará experimentações relacionadas com a história do teatro, com a dramaturgia, com a interpretação e com as disciplinas da encenação e técnicas anexas (luz, som, instalação cénica, noção do espaço, etc). Nesta oficina, a relevância da peça de teatro será determinante, sem prejuízo da improvisação. Dar-se-á por concluída com a realização de um espectáculo.
Máximo de 12 participantes.
Oficina orientada pelo actor Fábio Costa, com supervisão de Fernando Mora Ramos.
Terças e Quintas, das 18h30 às 20h, nas instalações do CCC.

OFICINA DE TREINO TEATRAL PARA ADULTOS
M/18

Nesta oficina, os objectivos serão parcialmente determinados pelos participantes. Ao colectivo que vier a constituir-se será proposto um conjunto de peças que sirvam de base para uma produção teatral. Pressupõe-se um trabalho de experimentação em que faça sentido uma certa autodeterminação nas opções dos prazeres teatrais — de jogo, contracena, treino físico e vocal, etc.. Deste modo, a participação activa de cada elemento do grupo, na sua relação com o colectivo e sob propostas da entidade formadora, será determinante na concretização dos objectivos finais.
Máximo de 12 participantes.
Oficina orientada pela actriz Inês Barros.
Quartas, das 19h às 21h, nas instalações do Teatro da Rainha.

Turma Fechada