Duo de flauta e piano do Sond’Ar-te Electric Ensemble
Sílvia Cancela – flauta
Elsa Silva – piano
O Duo de flauta e piano do Sond’Ar-te Electric Ensemble, conta com duas “feiticeiras musicais” destacadas no nosso panorama musical (Silvia Cancela – flauta e Elsa Siva – piano) para nos apresentar, neste recital, um programa inteiramente português, com obras de Rui Penha – “3 cantos sobre o fado”, Miguel Azguime – “Par ce chemin de rien” e a estreia absoluta de “Ludi Aeterni” de Patrícia Sucena de Almeida, obra de arte transversal que cruza a música com a representação e elementos visuais.
A criação musical portuguesa no centro das atenções, pelo sopro e pelas mãos de duas instrumentistas de excepção.
O Duo de Flauta e Piano do Sond’Ar-te Electric Ensemble, é uma das formações privilegiadas que tem origem a partir da sua formação de base, a par com o duo de clarinete e piano, o trio com piano, o trio de cordas.
Fundado em julho de 2007, o Sond’Ar-te Electric Ensemble é uma proposta inovadora no panorama português e europeu contemporâneo na medida em que conjuga de forma estruturante os 7 instrumentos acústicos (flauta, clarinete, violino, viola, violoncelo, piano, percussão – muitas vezes também voz) que integram este ensemble, com os meios eletroacústicos desenvolvidos pelo Miso Studio.
O Sond’Ar-te Electric Ensemble, composto por uma jovem geração de instrumentistas excepcionais, com carreiras individuais como solistas, ganhou desde a sua estreia em setembro de 2007 um notável nível artístico e é hoje uma referência seja em Portugal, seja no estrangeiro.
Paralelamente ao fomento, ao desenvolvimento e à interpretação de um novo repertório, o Sond’Ar-te Electric Ensemble assenta também a sua prática no importante repertório da música do século XX com a interpretação de algumas das obras emblemáticas que atravessam a história musical do século passado. Refira-se ainda, como ponto central da atividade do Sond’Ar-te Electric Ensemble o programa regular de encomendas de novas obras musicais (47 obras encomendadas entre 2007 e 2020), o concurso internacional de composição, o fórum para jovens compositores, o desenvolvimento de projetos de teatro musical e nova ópera e ainda diversos projetos pedagógicos e de sensibilização de novos públicos.
O Sond’Ar-te Electric Ensemble tem realizado desde a sua estreia numerosas apresentações, seja em Portugal seja no estrangeiro que o levaram por diversas vezes a Espanha, Polónia, França, Reino Unido, Alemanha, Coreia do Sul e Japão.
PROGRAMA
Patrícia Sucena de Almeida – Ludi Aeterni * estreia absoluta
Rui Penha – Três quadros sobre o fado
Miguel Azguime – Par ce chemin de rien
Uma produção Sond’Ar-te Electric Ensemble
Informações: 262 823 302 | 966 186 871 | comunicacao@teatrodarainha.pt
- DATA4 de Junho 2022
- HORÁRIO21h30
- INFORMAÇÕES966 186 871 | comunicacao@teatrodarainha.pt
- MORADASala Estúdio do Teatro da Rainha | Rua Vitorino Fróis - junto à Biblioteca Municipal - Largo da Universidade | Edifício 2 | 2504-911 Caldas da Rainha