São múltiplos os caminhos da poesia, as vozes assumem tons diferentes e impõem-se pela sua identidade própria. Diga 33 promove encontros que facilitem esse contacto com o diverso, sem pretender demarcar territórios ou legitimar mais ou menos esta ou aquela tendência. Tem sido assim desde 2018, ano inaugural destas sessões no Teatro da Rainha. Fazemos questão de que assim continue a ser. Tomemos como exemplo o nosso próximo convidado.
Ricardo Marques (Sintra, 1983) licenciou-se em Estudos Portugueses e Ingleses. Doutorado pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, desenvolve investigação no âmbito de alguns Institutos, como o Centro de Humanidades e o Centre for English, Translation, and Anglo-Portuguese Studies. Coordenou o volume de ensaios “Tradição e Vanguarda: Revistas Literárias do Modernismo (1910-1926)”, e em Janeiro deste ano seleccionou e prefaciou os autores da antologia “Já não dá para ser moderno – Seis poetas de Agora” (Flan de Tal). Será o agora incompatível com a modernidade? Eis uma pergunta para lhe colocarmos.
Além de investigador, Ricardo Marques é também poeta. Estreou-se em 2012 com o volume “Eudaimonia” (edição do autor), assinando desde então mais de uma dezena de livros em nome próprio. O mais recente é “A Noite [variações]” (Alambique, 2017). Divide a sua produção em dois lados, como nos discos de vinil. Tentaremos perceber porquê. E iremos, por certo, falar de alguns dos muitos autores que traduziu para português. São disso exemplo, entre tantos outros, Tennessee Williams, Vicente Huidobro, Amy Lowell, D. H. Lawrence, Billy Collins, Patti Smith, ou os “Três Bucólicos Ingleses” (2020) reunidos num livro publicado pela Elysium.
Como é costume, a conversa será moderada por Henrique Fialho mas estará aberta à participação do público. Entrada grátis, mas sujeita a reserva prévia.
- DATA16 de Novembro de 2021
- HORÁRIO21:30
- INFORMAÇÕES966 186 871 | comunicacao@teatrodarainha.pt
- MORADASala Estúdio do Teatro da Rainha | Rua Vitorino Fróis - junto à Biblioteca Municipal - Largo da Universidade | Edifício 2 | 2504-911 Caldas da Rainha