No mês em que o Teatro da Rainha assinala 40 anos de actividade ao serviço da descentralização cultural, dificilmente conseguiríamos melhor companhia em Diga 33 – Poesia no Teatro. Ana Salgueiro vem da Madeira para nos falar do projecto “Translocal – Culturas contemporâneas locais e urbanas”, materializado na edição de uma revista online e outra impressa em papel, de que foram publicados 5 números, o mais recente dos quais com Jeronimo Pizarro, com quem tentaremos estabelecer ligação transatlântica, como coordenador convidado. Extraordinária publicação, a Translocal é também um exemplo vivo de descentralização num país capitalocentrico, como ao segundo número, a propósito de Modernidades, se sublinhava com uma referência à historiadora italiana Luciana Stegagno Picchio. De referir ainda o n.⁰ 4 da Translocal, inteiramente dedicado a António Aragão, que nos permitirá fazer uma ponte antecipadora com o ciclo Pimentíada, dedicado a Alberto Pimenta, que o Teatro da Rainha levará a cabo no final deste mês e início do próximo.
Ana Salgueiro (1973) é doutoranda em Estudos de Cultura na Universidade Católica Portuguesa (UCP). Mestre em Literaturas Africanas de Língua Portuguesa e licenciada em Línguas e Literaturas Modernas – Estudos Portugueses, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, é investigadora do Centro de Estudos de Comunicação e Cultura da UCP e do Centro de Investigação em Estudos Regionais e Locais da Universidade da Madeira. Desde 2020, colabora com o Centro de Estudos de História do Atlântico, onde coordena a linha de investigação “Fotografia, Postal-Ilustrado e Cinema: Narrativas, Representações e Memórias Insulares”. O seu trabalho, apresentado em reuniões científicas e eventos culturais, encontrando-se publicado em livros, actas e publicações periódicas especializadas, nacionais e internacionais, tem-se ocupado sobretudo dos sistemas da Macaronésia Lusófona, abordando questões como: o exílio e a mobilidade humana, cultural e textual; as implicações entre cultura e poder; a relação entre fenómenos culturais, imaginários e fenómenos naturais. É co-autora e actual coordenadora do projecto TRANSLOCAL – Culturas Contemporâneas Locais e Urbanas.
Além de Ana Salgueiro, contamos ter connosco, através de videochamada, o professor, tradutor, crítico e editor Jerónimo Pizarro, responsável por grande parte das novas edições e novas séries de textos de Fernando Pessoa publicados desde 2006. Este será, portanto, um Diga 33 – Poesia no Teatro imperdível, com a poesia enquanto pretexto para uma conversa sobre dicotomias ultrapassadas entre tradição e modernidade, continuidades e rupturas, centro e periferia, a bem da descentralização e contra o capitalocentrismo.
- DATA11 de Março de 2025
- HORÁRIO21h30
- ENTRADA3€
- INFORMAÇÕES E RESERVAS262 823 302 | 966 186 871 | geral@teatrodarainha.pt
- MORADASala Estúdio do Teatro da Rainha | Rua Vitorino Fróis - junto à Biblioteca Municipal - Largo da Universidade | Edifício 2 | 2504-911 Caldas da Rainha