Realizou-se a 11 de Dezembro de 2021, pelas 15 horas, na sala-estúdio do Teatro da Rainha, a quinta edição do Colóquio Teatro, espaço vazio e democracia.
Nesta edição tivemos como participantes do debate — Conceição Henriques, (vereadora da Educação, cultura e acção social da Câmara Municipal de Caldas da Rainha); Joaquim Beato, (vice-presidente e vereador do urbanismo, reabilitação urbana, economia e inovação, da Câmara Municipal de Caldas da Rainha); Arquitecto Nuno Ribeiro Lopes, (responsável pelo projecto do Novo edifício do Teatro da Rainha) e Fernando Mora Ramos, (director artístico do Teatro da Rainha).
Desta vez falámos da Casa do Exercício que já deveria estar de pé, o nosso vosso edifício teatral. É simples de explicar a sua necessidade: é um espaço — uma arquitectura de espaços correlacionados — absolutamente singular e único, um fato à nossa medida, o que o gerou foram mais de 30 anos de práticas nas mais diversas casas e lugares.
Uma casa de teatro não é um espaço qualquer, tem medidas, tem uma acústica, tem uma escala, um modo de habitar, um coração que pulsa, um modo de pensar os espectadores e intérpretes em diversa acrobacia, pluralidade de relações projectada exactamente no espaço — os corpos compõem arquitecturas diferentes nessas relações.

Fernando Mora Ramos

VER FOLHA DE SALA
FICHEIRO EM PDF

PROGRAMA

15h00
ABERTURA
FERNANDO MORA RAMOS
Director artístico do Teatro da Rainha

INTERVENÇÕES

15h10
OS TRÊS INIMIGOS DA ARTE
CONCEIÇÃO HENRIQUES
Vereadora da Educação, Cultura e Acção Social
da Câmara Municipal de Caldas da Rainha

15h30
JOAQUIM BEATO
Vice-Presidente e Vereador do Urbanismo,
Reabilitação Urbana, Economia e Inovação
da Câmara Municipal de Caldas da Rainha

15h50
Arquitecto NUNO LOPES
Responsável pelo projecto do novo edifício
do Teatro da Rainha

16h30
UMA CASA DO EXERCÍCIO
FERNANDO MORA RAMOS

17h00
DEBATE

18h00
APRESENTAÇÃO DO ESPECTÁCULO
DISCURSO SOBRE O FILHO-DA-PUTA,
de Alberto Pimenta