Esperamos a noite ser

A exposição integra trabalhos/histórias recentes e outros mais antigos, alguns deles já anteriormente apresentados, noutros contextos.

O tríptico “Esperamos a noite ser” é um trabalho deste ano, reagindo à violência de Cabo Delgado. Constituído por 3 histórias/séries/partes/capítulos:
Dormindo com cobras
Escondidos nos mangais
Nos caminhos do mar

A história “1972 – Alojamento Temporário” já foi apresentada numa outra formulação na exposição “Itinerários”, no Centro Cultural Português em Maputo.
“Os Sons da Música” é uma colagem de peças da exposição “Saudades da Lata” (de que resultou o livro “O Blue da Majika” com o António Cabrita) com outras recriações de instrumentos musicais, novas ou mais antigas mas que não foram utilizadas nessa exposição.
“Pau Preto” (aqui a sua versão mínima), foi também um dos relatos da exposição “Itinerários” – Pau preto em Barro branco!!
Por fim, “Outros Delírios” é um conjunto de peças avulso feitas de improvisos e inspirações diversas.

A exposição com temas de inspiração local traduzem de forma singular identidade de Jonas Donato, o seu percurso, os anos de vivências e inúmeras abordagens relativamente aos meios e ferramentas que utiliza.

A sua produção é muitas vezes permeada por elementos mitológicos e simbólicos e realizada seguindo conceitos desenvolvidos durante anos de pesquisa e experimentação.

Nesta exposição fica mais uma vez demonstrada a sua capacidade de transformar metáforas e compor o seu reportório de excelente criador. É através de materialização do seu imaginário que se assume uma vez mais, como um grande “inventor” e um exímio especialista na arte da cerâmica.

João Donato nasceu em Maputo em 1953. Iniciou o seu trabalho nas artes cerâmicas em 2002, em Brasília, com a mestre ceramista Cecy Sato. Em 2005 foi para Londres onde estudou sob a tutela de Daphne Carnegy, no City and Islington College, tendo depois trabalhado nesta cidade como técnico de cerâmica até 2011. No mesmo ano regressa a Maputo, onde vive e trabalha. Com uma carreira internacional estabelecida, João Donato tem apresentado o seu trabalho em diversas exposições individuais e coletivas em Moçambique, Portugal, Brasil, Reino Unido e Suécia.

  • INAUGURAÇÃO12 de Janeiro às 18h30
  • DATADe 12 de Janeiro a 12 de Fevereiro de 2022
  • HORÁRIODe terça a domingo | Das 10h às 19h
  • MORADACasa dos Barcos | Parque D. Carlos I