Outras razões não houvesse, bastaria o livro “A Quem Pertence a Linha do Horizonte?” para justificar o convite que endereçámos a Ana Biscaia e João Pedro Mésseder a dizerem connosco Diga 33 – Poesia no Teatro. Nessa obra editada em Maio de 2020, o traço da ilustradora e a poesia do escritor juntaram-se em nome de uma causa que lhes é comum e vem marcando indelevelmente a nossa actualidade: a Palestina. Impunha-se, portanto, um convite para falarmos desse e de outros assuntos que percorrem as obras de ambos, cruzadas mais do que uma vez em diversos domínios.
Ana Biscaia (Figueira da Foz, 1978) é ilustradora e designer gráfica. Licenciou-se em Design de Comunicação na Universidade de Aveiro e fez o mestrado em ilustração na Konstfack University College of Arts, Crafts and Design, em Estocolmo. O seu primeiro livro ilustrado, com texto de Amadeu Baptista, data de 2006. Em 2010, recebeu um destaque do júri do Prémio Nacional de Ilustração pelas ilustrações do livro “Poesia de Camões”. O seu trabalho para o livro “O Carnaval dos Animais” de Rui Caeiro, foi também seleccionado pelo júri do Prémio TITAN Illustration in Design. Em 2013, ganhou o Prémio Nacional de Ilustração pelo conjunto de ilustrações publicadas na obra “A Cadeira que Queria Ser Sofá”. Fundou a editora de livros Xerefé em 2014 e é uma das coordenadoras da publicação colectiva “O Palhinhas & Cª”, onde João Pedro Mésseder colabora regularmente.
João Pedro Mésseder (Porto, 1957), nome literário de José António Gomes, doutorou-se em Literatura Portuguesa do século XX pela Universidade Nova de Lisboa. Publicou diversos estudos nos âmbitos da História e da Crítica Literária, além de várias antologias e uma obra imensa de literatura para a infância e juventude, poesia, ficção, aforismos. Estreou-se na poesia com “A Cidade Incurável” (1999), ao qual se seguirem títulos tais como “Fissura” (2000, Prémio Maria Amália Vaz de Carvalho), “Espuma” (2001), “Elucidário de Youkali seguido de Ordem Alfabética” (2006), “Meridionais” (2007), “Guias Sonoras e outras abrasivas” (2010), “E nele todo o sangue se concentra” (2018) e “Espanta-Espíritos” (2020), entre outros. Textos seus têm sido utilizados em espectáculos teatrais, vários poemas foram musicados. É autor de uma vastíssima obra várias vezes distinguida, nacional e internacionalmente. “Poucas Letras, Tanto Mar”, com texto seu e ilustração de Ana Biscaia, representou Portugal na Bienal de Ilustração de Bratislava. Em 2023, a Câmara Municipal do Porto atribuiu-lhe a Medalha de Mérito da Cidade do Porto.
Dia 19 de Março, às 21h30, na Sala Estúdio do Teatro da Rainha, vamos falar com Ana Biscaia e João Pedro Mésseder sobre as suas obras, sobre a relação entre texto e ilustração, sobre vários problemas da actualidade reflectidos nos livros que vêm publicando. E leremos poesia, para espantar do ar os maus espíritos do tempo. Que “A ignorância é o mais preenchido dos vazios.”

Entradas condicionadas aos lugares disponíveis.
M/12

  • DATA19 de Fevereiro de 2024
  • HORÁRIO21h30
  • INFORMAÇÕES262 823 302 | 966 186 871 | geral@teatrodarainha.pt
  • MORADASala-Estúdio |Rua Vitorino Fróis – junto à Biblioteca Municipal Praça da Universidade | Edifício 2 | 2500-208 Caldas da Rainha