Nota Biográfica

Isabel Lopes (1958-) – Actriz – Dramaturgista – Tradutora – É Professora Especialista com tese em Dramaturgia feita perante um júri com a Dr.ª Eugénia Vasques, o Doutor Clóvis Levi, Mestre Manuel Guerra e o Actor António Durães, aprovada por unanimidade.
É Mestre em Estudos Teatrais pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa com a tese O processo de reescrita em Pirandello – aprovada com distinção. Tem o Curso de Actores da Escola Superior de Teatro e Cinema, estagiou um ano no Conservatoire National Supérieur d’Art Dramatique e trabalhou com Bernard Dort e Viviane Théofilidès. Tem a parte curricular da Maîtrise d’ Études Théâtrales Sorbonne Nouvelle – Paris III e fez os seminários de Joseph Danan, Jean-Pierre Sarrazac e Anne Françoise Benhamou.
Participou em mais de 70 espectáculos, de Molière, Marivaux, Vicente, Goldoni, Pirandello, Shakespeare, Brecht, Tchekov, Karge, Strindberg, Sarrazac, Koltès, Rocco d’Onghia, Bernhard, Crimp, etc.
Trabalhou com R. de Carvalho, Fernando Mora Ramos, Mário Barradas, P-E Heymman, Ricardo Pais e Luís Varela. Como dramaturgista e assistente de encenação fez Ella, Esta noite improvisa-se, Combate de negro e de cães, A Última bobina, Max Gerick e Play House. Traduziu Beckett, Pirandello, Molière, Marivaux, Goldoni, Strindberg, Rocco d’Onghia, Mérimée e Crimp. Lecciona na Escola Superior de Educação de Coimbra História do Teatro e dirige oficinas de interpretação. Integrou o Dramat/TNSJ.
Prepara a edição de traduções suas de Pirandello, Beckett, Sarrazac e Crimp. Tem peças editadas de Pirandello, Goldoni e Lescot nas edições Cotovia, nos livrinhos dos Artistas Unidos e na Companhia das Ilhas.