Nota Biográfica

ANA PEREIRA (1966 – ) Directora Administrativa e Financeira
Mestrado em Gestão Cultural pela ESAD – Escola Superior de Arte e Design de Caldas da Rainha. Membro do Teatro da Rainha desde 1988, é desde 2002 responsável pela Direcção Administrativa e de Gestão, acumulando com a Direcção de Produção. É Vice-Presidente da Direcção desde 2008.
Em 1990 é convidada a integrar o CENDREV já como Directora de Produção e Administração e em 1999 integra a Direcção. Exerce as funções de Direcção de Produção e Administração durante doze anos, sendo que em 1999 estagia em Paris no quadro de um projecto do Ministério da Cultura de França dedica-do a outros países e centrado em tarefas de gestão administrativa e de produção realizado em instituições de criação artística – nomeadamente no Théatre de la Commune d’Aubervilliers, assim como na Ópera de Paris.
Em 1999 assume a Direcção de Produção e Adminstração do CRAE- Centro Regional das Artes do Espectáculo do Alentejo, até finais de 2001.
Em 2002 é convidada para Directora de Produção da Coimbra-2003, cargo que exerce até ao final desta iniciativa.
De destacar, em Évora, a Direcção Administrativa e de Produção das Bienais Intenacionais de Marionetas de Évora, entre 1990 e 1997, do Festival Internacional de Teatro em Évora e da Évora Capital do Teatro, em 1992, das iniciativas Lusofonias e Jazz no Pátio, no âmbito do CRAE.
Em Coimbra-Capital da Cultura destaque para Coimbra Vibra, realização que integrou cerca de cinquenta estruturas de criação cultural locais e setecentos intervenientes directos, numa iniciativa espalhada pela Alta e Baixa de Coimbra que culminou num espectáculo na Praça Velha e projecto Vicente – comemoração dos 500 anos de Gil Vicente – acções que decorreram durante um ano, sendo que a iniciativa vicentina se realizou nas Escolas de Pombal e Coimbra. Dirigiu também a produção de Percursos – Laboratório Europeu de Artes do Espectáculo, organizado pelo Centro de Pedagogia e animação do Centro Cultural de Belém, para jovens públicos, sob a Direcção de Madalena Vitorino e Giácomo Scalisi.